Cultivando uma imagem positiva - Marketing Pessoal - PARTE 01

Marketing Pessoal, Imagem Positiva

Pretendo falar sobre a importância de se manter uma boa imagem perante o mundo.

Não é meu intuito falar como colocar uma máscara para ludibriar as pessoas nos fazendo parecer melhores do que somos, mais sim, propor uma reforma íntima para que o mundo nos enxergue com outros olhos, porque, estamos melhorando.

Uma imagem positiva é como uma planta frágil, que por mais que cresça estará sempre sucetível às pragas e que devemos adubar e regar por toda a eternidade, mais bastaria um pequeno deslize para que esta planta definhe. Portanto, manter uma imagem positiva deve ser uma constante, e que nos trará benefícios para todo o sempre.

Mais o que é uma imagem positiva?

Uma imagem positiva não é ser positivo, otimista sem noção, nem ficar rindo a esmo dos problemas, mais é saber ouvir mais e falar menos, saber agir e saber observar. É saber o que fazer quando fazer e como fazer.

Todos nós somos vendedores, seja quando participamos de uma entrevista de emprego, ou quando queremos conquistar a mulher dos nossos sonhos, damos o melhor de nós, algumas vezes até fazendo o uso de máscaras que um dia poderão cair.

Mais a proposta deste texto, como dito anteriormente, não é ensinar técnicas "vendas" para ludibriar as pessoas, mais sim, ensinar rotinas valorosas para serem aplicadas por todo o sempre.

Bom, a primeira e a mais importante delas, é ouvir. Não apenas ouvir e ficar mudo, mais dar mais atenção às pessoas, por dois motivos excenciais. Primeiramente, nossos interlocutores se sentirão bem em nossa compania, se sentirão valorizados e gostarão de estar conosco. E em segundo lugar, além de que sempre temos coisas a aprender com as pessoas, como poderemos entabular um diálogo consiso, sem parâmetros, sem base? E também é importante ressaltar, que devemos respeitar as opniões alheias.

Outro fator muito importante na manutenção da imagem positiva, é a correta administração do nosso tempo e do tempo dos outros, ou seja, nunca prometer mais do que podemos cumprir.

Mesmo que tenhamos uma reunião marcada com subordinados nossos, temos que ser pontuais e mais uma vez friso: respeitar os pontos de vista alheios. Agora o mais importante sobre administrar o tempo. HONRE SEMPRE COM SUA PALAVRA.

Outro conselho que é primordial: "Sorria para o mundo que o mundo sorrirá para você".

Tão importante quanto ouvir, é APRENDER A SORRIR. A maioria das pessoas não sabem sorrir. Nunca dê um sorriso falso (amarelo) pois este agirá contra você. Conviva mais com pessoas alegres, que sorriem mais facilmente. Se alegre com as coisas boas da vida. Fale mais sobre as coisas boas e deixe as críticas e fofocas de lado.

Espero que eu tenha conseguido passar um pouco do conceito de Imagem Positiva, mais o tema é muito extenso e temos vasta literatura à esse respeito.

Este texto e os próximos referentes a este tema foram baseados em obras como:
"Como projetar uma imagem positiva"
"Desvendando os segredos da linguagem corporal"
"O Monge e o Executivo
Palestras de Daniel Godri
Palestras de Max Gehringer

Subscrevo-me recomendando a atenta leitura dos próximos artigos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Bem legal sua colocação aqui, parabéns.
Legal a literatura utilizada também, ja li alguns destes, muito bons.
Continue se aprimorando!

Mais uma vez, parabéns