A Importância da negociação para atingir os objetivos

Aprenda Negociar, Como negociar de forma correta
Introdução

Como um processo de comunicação, a negociação existe desde a infância e é fundamental para o crescimento da humanidade. Conheça os tipos de negociação e como prepará-la de forma adequada.
Aprenda a negociar com ética e transparência, sem abrir mão dos seus objetivos, mas fazendo o seu marketing pessoal.

O que é negociação e quais os tipos?

A negociação é derivada da comunicação. É por ela que atingimos nossos objetivos. Representa conhecer as nossas necessidades e as demandas da pessoa com quem nos relacionamos e as nossas. Ela existe mesmo antes da comunicação como conhecemos hoje.

É um processo tão comum que nem notamos quando negociamos. É tão automático quanto comer ou respirar. Mas nem sempre fazemos isso bem, ou melhor, quase sempre fazemos mal.

Assim como Sun-Tsu defendia a importância de conhecer a si e ao inimigo em “A Arte da Guerra”, na negociação a informação é tudo. Tenha objetivos mínimos e metas para cada etapa da negociação. Saiba também o que a outra parte quer e o que precisa.

As negociações mais comuns são a ganha-perde e a perde ganha, onde uma parte lucra e a outra fica no prejuízo. Quando não puder fugir da perde-ganha, tenha em mente que dos males deve ficar sempre com o menor. Sempre se faz necessário o planejamento prévio.

Também existe a negociação perde-perde, onde as partes se vêem obrigadas a participar e não é interessante para ninguém esse tipo de negociação, mas não tem como fugir. Costuma-se nesta etapa contabilizar os prejuízos. Este tipo de situação costuma vir de uma gestão deficiente, ou pela somatória de vários erros.

O melhor tipo de negociação chama-se ganha-ganha, onde existe uma parceria para o lucro mútuo, independentemente de quem ganhou mais. Este tipo de negociação sempre é bem sucedido e é como uma venda de um bem essencial onde se conquista e encanta o cliente, fazendo com que ele “volte sempre”.