Concursos Públicos - Depois da Tempestade vem a bonança

Concursos Públicos - Surge o sol entre núvens
Após o espetáculo do crescimento econômico e o orgulho de ser a quarta economia que mais cresce no mundo, vem a conta de tantos gastos - bem ou mal planejados, não vem ao caso. O que importa é quem vai pagar a conta, todos nós brasileiros e principalmente os concurseiros.

Um governo que não sobrevive sem gastar também não sobrevive sem mão de obra. A real prova disto é que além de ser o governo que mais gastou nos últimos oito anos, também foi o governo que mais gerou empregos, públicos e privados.

Talvez não tenhamos todas as informações para julgar a coerência do corte, mas sofremos as conseqüências e também temos que aproveitar a situação a nosso favor. Só quem realmente está preparado vai sobreviver à tempestade. É hora de abaixar as velas e traçar o plano de ação. Estudar. Pois uma coisa é fato, o crescimento econômico gera demanda por gente especializada, pois o trabalho do "peão" pode ser substituído pelo da máquina.

É como eu sempre digo: Uma carreira pública é um projeto a logo prazo, e como tal não deve ser feito com base na situação atual, mas também na projeção futura.

O INSS está tentando realizar o concurso há vários anos. O concurso dos correios foi cancelado no dia 24/01/11, pois a quantidade de vagas que eles deveriam abrir seria muito maior que as do edital que ia sair. Cancelaram para fazer mais estudos para novas vagas.

Segundo a lei do mercado: oferta e procura, a tendência é de muito mais postos de trabalho quando a suspensão terminar. Talvez até mais que o que abriria neste começo de 2011. Portanto talvez aumente muito as exigências de qualificação e a taxa de inscrição. Em contrapartida é mais provável que diminua o preço dos cursos preparatórios.

Quando acabar a suspensão, todos vão querer fazer as inscrições ao mesmo tempo. Será mais difícil passar. Mas será muito melhor para quem não parou de estudar. Continue estudando com dedicação.

Eu recomendo o download e a leitura do ebook sobre concursos públicos que o Repartir o Saber disponibilizou recentemente



2 comentários:

Anônimo disse...

A decisão tomada pela Presidente dilma de não relaizar concurso em 2011 tambem é de carater estadual? (Concursos estaduais)

Reynaldo Gabarron disse...

A decisão é apenas do poder executivo federal, inclusive o Presidente do Senado, Sr. José Sarney (não sei se para se promover) disse que o concurso do senado está garantido.

Além do concurso do senado existem vários em nível estadual e municipal, boa sorte!