Concursos Públicos – Prepare-se emocionalmente

Ansiedade, Estresses, Nervosismo. São Muitas emoções. Como lidar com elas?Como passar em um concurso público? A pergunta que deveria ser feita é: “Quais são os concursos ideais para mim?”.

Nem sempre são empossados (é assim que chamamos quem é contratado pela administração pública) os melhores funcionários, mas sim os que dominam a matéria imposta pelo edital.

Em vez de acreditar no fator sorte, que é o que a maioria diz que influencia, pense em dois outros principais, o QI e o QE.

O QI todo mundo conhece, mas e esse QE, o que é? Quociente Emocional, ou seja, tão importante quanto o domínio da matéria, é o domínio emocional, pois a grande maioria dos erros cometidos em concursos se dá nas famosas “pegadinhas”, ou pelo candidato não ler corretamente o enunciado. Portanto “muita calma nessa hora”.

Esteja bem preparado emocionalmente. Leve fontes de energia como bombons, chocolates, barra de cereal, algo salgado e água mineral. Nada de garrafinha de 500 ml. Use o banheiro antes de entrar na sala da prova.

Chegue uma hora mais cedo, pois poderá ter que conferir se seu nome está na lista, ou a sala onde fará a prova. Releia o edital antes de sair de casa, pois é comum o absurdo de ser exigida caneta em material transparente, às vezes na cor preta. Fique tranqüilo, uma Bic® custa R$ 10,00 na porta(Oo).

Chegou cedo, desligou o celular, tem caneta extra, está ansioso esperando a hora da entrega da prova, está pronto, tranqüilo? Tem um chato do seu lado fazendo barulho com a cadeira? No dia que fiz o concurso da Caixa, além de enfrentar enchente com a moto, tinha um cara que estava com crises terríveis de tosse. Foi difícil me concentrar.

Antes que pareça que estou fugindo do tema, vou dar a dica final da parte emocional. Relaxe e Reze. Respire bem lentamente uns 15 minutos antes da entrega das provas. Mantenha os olhos fechados durante este relaxamento e converse com Deus. Independente da sua crença, agora é o momento pelo qual você está esperando há muito tempo. Algumas horas que poderão definir sua vida. Agradeça a Ele pela chance e peça que ele te inspire, pois você sabe de quase todas as respostas, se preparou muito, mas Ele é quem decide.

2 comentários:

gabriel disse...

mto bom, amigo, vlw pela post e boa sorte na sua jornada.

Reynaldo Gabarron disse...

Eu que agradeço, muita sorte para você também